É uma análise dos demonstrativos financeiros que busca verificar se é possível a sobrevivência e desenvolvimento pretendido pela empresa. Essa conclusão virá da análise de indicadores fundamentalistas (endividamento, liquidez, rentabilidade e atividade), que possibilitarão encontrar características da empresa e também projetar situações que ela pode vivenciar mais em frente. Além disso, o investidor terá uma ideia de solidez (ou não) da empresa, se ela é bem administrada.
1) Situação Econômica: Analisar Índices de Rentabilidade (mostram o rendimento dos investimentos feitos pela empresa) e os Índices de Atividade (dão uma ideia de como está sendo o ciclo operacional da empresa).
2) Situação Financeira: Analisar Índices de Liquidez (capacidade da empresa em honrar seus compromissos) e dos Índices de Endividamento(mostram o grau de da empresa).
Uma boa administração das contas a pagar e das contas a receber para planejamento do fluxo de caixa, é de suma importância para que a empresa tenha uma boa saúde financeira.